top of page
JMartins

Economia Doméstica: Pequenas Mudanças Fazem Grande Diferença

Economia doméstica é a arte de gerenciar bem os recursos da casa, controlando gastos, organizando bem o orçamento e fazendo o planejamento para o futuro. Não se trata apenas de cortar custos ou algumas despesas, mas sim de ter uma visão mais clara das finanças para evitar sustos no fim do mês e conseguir realizar seus sonhos, pessoais ou familiares, a longo prazo.


Qual é o grau de importância da economia doméstica? Quando conseguimos organizar nossas finanças em casa, os benefícios alcançados vão muito além do bolso. É possível diminuir o estresse, ter mais tranquilidade e, claro, a sensação de que somos nós que estamos no controle da nossa vida financeira. Isso nos ajuda a conseguir criar uma reserva de emergência, poupar dinheiro para realizar projetos maiores, como viagens, e até fazer investimentos que tragam retorno no futuro.



Dicas Práticas para Economizar no Dia a Dia:


1. Controle Seu Orçamento

Antes de tudo, é importante ter um controle claro de quanto entra e quanto sai. Use uma planilha simples ou até um aplicativo gratuito de finanças. Anote todos os gastos, até aquele cafezinho, para identificar onde dá para economizar.


2. Estabeleça Suas Prioridades

Todo mundo tem sonhos e necessidades, na verdade, temos mais sonhos do que necessidades. Mas para que os sonhos caibam no bolso, é preciso identificar e definir quais são suas prioridades. Faça uma lista dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso vai te ajudar a direcionar o dinheiro para o que realmente importa.


3. Evite Gastos Mudando Hábitos

Pequenos ajustes nos hábitos podem fazer grande diferença. Se puder escolher entre ir de bicicleta ou de transporte público para o trabalho em vez de tirar o carro da garagem, ajudará a economizar no combustível e na manutenção do carro.


4. Repense Seus Hábitos de Consumo

Sempre que for comprar algo, pergunte a si mesmo: "Eu realmente preciso disso?" Muitas vezes compramos por impulso. Dar um tempo antes de decidir pode evitar gastos desnecessários.


5. Faça uma Lista de Compras

Entrar no supermercado sem uma lista é um convite para gastar mais do que o necessário. Planeje suas compras com antecedência, levando em conta o que já tem em casa e focando em promoções de itens essenciais.


6. Busque Alternativas Sustentáveis

Trocar itens descartáveis por reutilizáveis, como garrafas de água ou sacolas de tecido, pode gerar economia a longo prazo e ainda ajuda o meio ambiente.


7. Considere o Custo de Manutenção

Quando for comprar algum bem durável, pense no custo de manutenção. Às vezes, o mais barato acaba saindo caro se a manutenção for muito frequente.


Uso da energia elétrica:


8. Diminua a temperatura do chuveiro.

A depender da estação do ano, considere diminuir a temperatura do chuveiro, uma temperatura menor no chuveiro e um banho apenas com o tempo necessário para a higienização pessoal pode ajudar a diminuir seu gasto com a energia.


9. Retire os eletrodomésticos da tomada.

Muito eletrodomésticos têm a função standby, então se não está usando o aparelho, retire-o da tomada. Isso ajudará a reduzir o consumo de energia.


10. Use energia solar.

Se você tiver condições, opte por usar energia solar, a economia de energia é muito alta. Um sistema de energia solar pode ser instalado em pouco tempo e, em alguns lugares, mesmo que você financie o sistema e a instalação, você praticamente conseguirá pagar o valor do financiamento apenas com os créditos que a energia solar lhe trará.


11. Ao sair de um ambiente, apague as luzes.

Esse é um simples ato, que pode se tornar um hábito, e vai te ajudar a economizar na hora de pagar sua conta de luz. Quando transformamos essa atitude em hábito evitamos o desperdício e economizamos dinheiro.


12. Utilize a luz solar.

Você pode aproveitar a luz do sol na sua casa, abrindo janelas e cortinas diminuindo a necessidade de estar com lâmpadas acesas durante o dia. Isso economiza energia.


13. Use lâmpadas de LED.

As lâmpadas de LED, por sua tecnologia, conseguem ajudar e muito na economia de energia em relação às lâmpadas convencionais. Se ainda não fez, assim que puder, substitua todas as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED para economizar na conta de luz.


14. desligar a chave de energia (disjuntor).

Vai ficar fora de casa por uns dias? Vai viajar? É possível desligar o disjuntor? Se for possível faça isso. Desligar a chave de energia, ou disjuntor, evita o desperdício de energia enquanto não estiver em casa. Lógico, apenas se for possível.


15. Faça a limpeza dos filtros de ar condicionado.

Limpar os filtros do ar condicionado é necessário porque ajuda não apenas na questão respiratória, mas ajuda no seu bolso. Os filtros de ar condicionado quando estão sujos consomem mais energia elétrica, contribuindo para o aumento do valor da conta de luz. Por isso faça a limpeza dos filtros com regularidade.


Uso da água:


16. Reaproveitamento de água.

Parece até estranho, mas é possível reaproveitar a água da máquina de lavar? Sim é possível e muito benéfico. Você pode reutilizar a água da máquina para lavar o carro, quintal ou calçadas. Se você puder, pode também armazenar e aproveitar a água da chuva com o mesmo objetivo e economizar na conta de água.


17. Conserte vazamentos.

Mesmo que não pareça, uma torneira ou um chuveiro pingando pode gastar dezenas, centenas ou até milhares de litros de água todos os meses. Milhares, isso mesmo! Por isso, ao ver uma torneira, chuveiro ou qualquer outro tipo de vazamento de água tente consertar o mais breve possível. Isso além de evitar ter dor de cabeça, ajuda a economizar seu dinheiro.


18. Feche o chuveiro enquanto se ensaboa e a torneira ao escovar os dentes.

Dois gestos simples que muitos acham que não é tão importante é fechar o registro do chuveiro durante o tempo em que se ensaboa, ou fechar a torneira enquanto escova os dentes. Mas apenas esses dois hábitos podem ajudar a diminuir o desperdício e sua conta de água em milhares de litros todos os meses.


19. Reduza seu tempo no chuveiro.

Outro hábito que ajuda a economizar água é reduzir o tempo no banho. Um chuveiro com o registro aberto gasta mais de 20 litros de água por minuto! Se seu banho for de 10 minutos você gastará de 100 a 150 litros de água em apenas um banho. Muita água né?


20. Troque sua descarga convencional por uma econômica.

Os vasos sanitários atualmente possuem válvulas de descarga econômicas, que ajudam a reduzir o consumo de água. Você pode optar entre nº 1 ou nº 2, e cada uma das opções usa uma quantidade de água diferente contribuindo de maneira significativa para a redução do consumo e evitando o desperdício de água.


21.Use um balde, não a mangueira

Se vai lavar calçadas, o quintal ou o carro, escolha usar um balde em vez de usar a mangueira. Isso pode ajudar a economizar muita água. Além de ficar mais fácil pra transportar a água que você pode reaproveitar como falamos no item 16


Consumo de alimentos:


22. Faça uma Horta.

Algo que pode ajudar a economizar é plantar vegetais e legumes. Mesmo que você more em apartamento ou numa casa pequena, você pode plantar seus vegetais em vasos na sacada ou numa pequena área. Geralmente os gastos com vegetais e legumes ajudam a comprometer parte de sua renda. Mas se você plantá-los, conseguirá economizar.


23. Não jogue fora sobras de alimentos.

Comprar alimentos é algo que tem ficado cada vez mais caro. E você vai jogar fora as sobras? De jeito nenhum! Elas podem ser congeladas ou usadas em vários tipos de receitas. Além das sobras de alimentos, existem muitas receitas saborosas e nutritivas que são feitas com casca de frutas ou sementes. Você pode fazer uma receita deliciosa e ainda economizar seu dinheiro.


24. Use o forno para mais de um alimento.

Se você usa um forno a gás ou elétrico, crie o hábito de usá-lo para assar mais de um alimento por vez. Isso ajuda a economizar na energia elétrica ou dimunuir o consumo de gás.


25. Escolha frutas da estação.

Escolher e comprar frutas é uma tarefa importante se deseja economizar. Então, dê preferência e compre as frutas da época, pois com aumento da oferta, o preço das frutas da estação sempre fica mais baixo e você pode economizar ao comprá-las.


O Impacto de Simples Atitudes a Longo Prazo

Economizar no presente  ajuda você a criar um futuro mais estável. Com hábitos simples, você pode evitar o desperdício de energia, água e alimentos. Além de ajudar na economia doméstica, você também contribui para um futuro mais sustentável. Com um bom planejamento e disciplina, é possível eliminar dívidas, criar uma reserva de emergência e até investir para que seu dinheiro renda e trabalhe por você. A economia doméstica é a base para uma vida financeira mais saudável e equilibrada.

 

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page